A 21ª edição do Festival de Dança do Triângulo Mineiro, que começa nesta terça-feira (27/10), em Uberlândia, terá como palco o Ginásio do Sabiazinho, Teatro Rondon Pacheco, Mercado Municipal, Casa da Cultura, Oficina Cultural e Coreto da Praça Clarimundo. Com o tema “Mecanismo de Acesso”, o Festival tem como foco mostrar o trabalho daqueles que vencem os limites do próprio corpo.
A abertura será às 20h30 na Oficina Cultural e o evento terá apresentações, palestras, seminários, conferências, mesa-redonda, fóruns de debates, e incentivo à pesquisa técnica e estética. As inscrições para oficinas e debates podem ser feitas até quarta-feira (28/10), na secretaria do Festival de Dança ou Oficina Cultural, das 12h às 16h.
Para esta edição, 130 grupos fizeram inscrição e participaram da pré-seleção para o Festival. Nessa fase, dos 100 grupos amadores, 39 foram escolhidos, que concorrerão ao prêmio estimulo de R$ 2,5 mil. Dos 30 profissionais, oito se apresentarão, sendo três de Uberlândia e cinco de outras cidades. Esses grupos, quando foram selecionados, receberam ajuda de custo no mesmo valor.
Segundo a coordenadora executiva do Festival, Flávia Fonseca, as danças acontecerão em locais considerados patrimônio histórico cultural, para estabelecer mais intimidade da população com os espaços. “No ano passado, as apresentações foram realizadas no salão do Balé de Rua e Sabiazinho. Agora, os prédios tombados serão palco do grande espetáculo, com o objetivo de levar as pessoas a conhecerem os locais”, explica Flávia.
Além dos vários espaços utilizados para apresentação, outra novidade desta edição é a amostra infantil. “Separamos as crianças dos adultos, até porque elas estão em fase de aprendizagem. Nas apresentações será possível perceber o que estão aprendendo com os professores, sendo avaliadas de forma pedagógica”, comenta a coordenadora. Para avaliar o trabalho dos professores das 92 crianças, os pedagogos Gilsimara Moura e Alexandre Molina, estarão presentes nos locais.
Para mais informações: (34) 3231-8608.
triangulomineiro.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário