sábado, 3 de outubro de 2009

Jornal espanhol destaca em editorial o imã de Lula

O El País, principal jornal espanhol, destacou neste sábado em seu editorial, que "os argumentos de Madri para abrigar os Jogos olímpicos de 2016 não conseguiram fazer frente ao imã de Lula".

"Finalmente o Brasil. Não bastou a apaixonada e competente apresentação de Madri por sua candidatura. Nem a emotiva intervenção de Juan Antonio Samaranch, 89 anos, pedindo a seus colegas um novo gesto para a Espanha, quase um quarto de século depois", escreveu o El País.
O editorial destacou ainda que "não representa uma desonra, em qualquer caso, perder ante uma cidade como Rio, ícone não apenas de uma nação, se não, em parte, de todo um continente. E foi finalmente o presidente brasileiro que melhor chegou com seus argumentos aos membros do comitê olímpico. Lula da Silva disse com razão que acreditava que a hora tinha chegado. Nem seu país nem nenhum outro da América do Sul abrigaram nunca os Jogos Olímpicos".

Outros jornais

Para o AS outro fator influenciou na escolha do Rio de Janeiro: o mapa do mundo apresentado pelo Comitê de Candidatura do Rio durante sua apresentação. "O mapa que Lula mostrou ao COI nos fulminou"

No telão, para os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), os brasileiros ressaltaram o fato da América do Sul nunca ter recebido uma edição dos Jogos Olímpicos, enquanto a Europa já foi sede em 30 oportunidades.
No Marca, o pensamento já é na candidatura para a Olimpíada de 2020 e a lamentação do primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Zapatero, após o anúncio do Rio. "Madri sofre uma doce derrota ao perder a final para o Rio de Janeiro".
Portal Terra - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário