O Ministério de Transporte e Comunicações da Finlândia acaba de aprovar uma lei que determina que todos os habitantes do país têm direito a acessar internet em alta velocidade.
A nova legislação determina que as empresas de telecomunicação serão obrigadas a fornecer o serviço com velocidade mínina de 1 MB aos 5,3 milhões de habitantes do país até julho do próximo ano.
Hoje, 96% dos finalndeses já têm acesso à internet. A idéia da lei é estender isso às areas rurais. Segundo a ministra Suvi Linden, o acesso à banda larga nessas áreas vai ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores, dará um impulso aos negócios locais e estimulará transações bancárias online.
Mas o governo tem ambições maiores. Desde o ano passado, havia o compromisso de universalizar o serviço. Mas Linden detalhou em um pronunciamento em setembro passado que seus planos envolvem tornar a banda larga de 100 MB acessível a todos os cidadãos até 2015.
Enquanto isso, no Brasil, segue a discussão sobre o Plano Nacional de Banda Larga. O governo brasileiro planeja criar uma infraestrutura de rede fixa e móvel em parceria com a iniciativa privada para levar o acesso à internet de alta velocidade a 60 milhões de pontos móveis e 35 milhões de pontos fixos. O preço pago para acessar a banda larga seria de R$30 por mês, o que permitiria alcançar 30 milhões de domicílios.
As informações são do site da revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário