quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uberlândia receberá Sistema de Informações sobre a Criança e o Adolescente

Uberlândia está entre as oito cidades brasileiras escolhidas para receber o Sistema de Informações sobre a Criança e o Adolescente em Abrigos, o Siabrigos, desenvolvido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República; e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, o Neca, de São Paulo.

“ Uberlândia possui uma boa articulação entre o Executivo, o Judiciário, o Ministério Público e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Existe uma grande seriedade no tratamento de questões relativas aos menores”, destacou Dayse Cesar Franco Bernardi, coordenadora do Siabrigos. Também receberão o Siabrigos as cidades de Brasília (DF), Florianópolis (SC), Joinvile (SC), Duque de Caxias (RJ), Guarulhos (SP), Santo André (SP) e Diadema (SP). A expectativa é que o Sistema entre em operação até o fim deste ano.

Nesta semana, uma equipe de Uberlândia está em São Paulo participando de um treinamento para a implantação do Siabrigos no Município. Tendo como gestora de informações a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, o Siabrigos permitirá que os órgãos que zelam pelas crianças abrigadas saibam a situação dos menores e os motivos que os levaram aos abrigos. Com estas informações, as soluções para cada caso serão mais ágeis.

Para Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, o Siabrigos é mais uma importante ferramenta de trabalho. “É um avanço na questão do atendimento das crianças abrigadas. Contamos com sérias e comprometidas parcerias e, principalmente com a sensibilidade do nosso Prefeito, que faz com que essas situações de avanços e de implantações de novos programas aconteçam em Uberlândia”, disse.

“Infelizmente sabemos que existem milhares de crianças e adolescentes morando em abrigos. Muitas vezes sem que a Justiça saiba qual é a verdadeira história do menor. Esse sistema permite verificar porque a situação não foi resolvida”, destacou o promotor da Infância e da Juventude em Uberlândia, Epaminondas da Costa.

Secom PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário