domingo, 31 de maio de 2009

Comunicação em alta?


Uma coisa é certa: nunca se leu e se escreveu tanto como neste século. Ou você acha que o famoso MSN e os sites de relacionamento são só enfeites? Estamos na “era da comunicação”, em que o contato está aumentando, ainda que virtualmente.

O que afasta o jovem do ambiente de estudo, e o aproxima do lazer, é a falta de interatividade entre as duas coisas. Por que não aproveitar o estudo para ter lazer e vice-versa? Os jovens têm que estar atentos para não criarem uma sociedade alienada, à espera de um comando.

Na internet é tudo tão simples! Fica fácil ganhar alguns minutos de fama com o Youtube, vigiar a vida alheia através dos sites de relacionamento e discutir a relação no MSN.

Só não podemos esquecer que, do mesmo modo, também é fácil assistir um videoaula no Youtube, participar efetivamente de comunidades interessantes nos sites de relacionamento e criar grupos de discussões no MSN. Parece coisa de nerd, mas, na verdade, é uma maneira de garantir o futuro, sem sair do “mundo jovial”.

A melhor forma de aprender a se comunicar é praticando. Não adianta se deparar apenas com a tela de um computador, é preciso um contato direto. Por mais que a sociedade e a tecnologia evoluam, a comunicação interpessoal vai ser sempre indispensável para a sobrevivência no mundo social e, principalmente, do trabalho.

A competição é cada vez maior, e o mercado exige que os profissionais, além do conhecimento técnico, sejam capazes de buscar informações. A articulação, o trabalho em equipe e a liderança são aspectos que compõe o perfil desse profissional, e fica quase impossível atender a esses pré-requisitos sem praticar antes de ingressar no mercado de trabalho.

Os estudantes e jovens, em sua maioria, têm MSN, perfis em sites de relacionamento e acessam o Youtube, mas não podem se esquecer que devem comandar esses meios, e não o contrário.

Um comentário: