domingo, 28 de junho de 2009

O Rádio e as novas tecnologias

Muitos questionam se o setor radiofônico pode perder importância no mercado de mídias. Tal indagação se deve as ameaças que novas tecnologias acarretam para os seus negócios.

As rádios que operam por satélite, players digitais de música e a Internet estão lentamente desgastando o domínio das rádios sobre o entretenimento e publicidade locais.
Outro problema que pode inviabilizar os negócios são os anúncios para rádio. Eles se tornaram menos memoráveis e criativos. O rádio enfrenta uma tempestade de ameaças tecnológicas.
O Ipod, e outros players de música deram aos ouvintes a capacidade de ouvir o que querem, quando querem.
A terceira ameaça apontada é a da comercialização excessiva. Para alguns especialistas, o rádio não passa de um pouquinho de conteúdo em meio a um mar de anúncios.
Todavia, existem radialistas que não visualizam o panorama da rádio tão ameaçado. É difícil prever o futuro do rádio, mas observando a sua evolução histórica, os experientes afirmam que podemos estar otimistas: o rádio sobreviveu a todas as ameaças e respondeu aos desafios tecnológicos assimilando-os, transformando-os e adaptando-os ao mesmo tempo em que reforçava as suas principais características. Muitos acham que a inserção da Internet na radiofonia, por exemplo, poderá originar surgimento de um novo público para o nascimento destas modernas tecnologias. Acompanhe a afirmativa de MarshallMcLuhan: "Toda tecnologia nova tende a criar novo ambiente humano. A invenção da escrita e a utilização do papiro criaram o ambiente social dentro do qual pensamos, em conexão com os impérios do mundo antigo. O estribo e a roda criaram ambientes de grande importância. A imprensa inventada por Gutenberg criou um novo ambiente totalmente inesperado - o público".

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