Sem dúvida nenhuma, a narração esportiva é um exemplo
de radiojornalismo. Nicolau Tuma foi quem realizou a primeira transmissão de um jogo de futebol no rádio brasileiro.
Tuma foi repórter policial até vencer um concurso para ser locutor de rádio, aos 18 anos. Em 1931, seus ouvintes foram surpreendidos com a primeira narração integral de um jogo de futebol. Até então, as transmissões dos jogos se limitavam a boletins esporádicos que informavam os lances principais. A idéia da transmissão completa foi de Nicolau Tuma. Na primeira transmissão (entre as seleções de São Paulo e do Paraná), narrou 10 'goals', como se dizia: o jogo foi vencido pelos paulistas por 6 a 4.
Como no rádio o ouvinte não está vendo o jogo, a narração é rápida, com mais emoção. E cabe ao locutor esportivo, prender a atenção dos ouvintes. Sua locução deve ser vibrante, cheia de entusiasmo e bastante precisa, pois a velocidade da narração é acelerada. Um narrador esportivo deve dominar os aspectos técnicos de cada modalidade esportiva, desenvolvendo um conhecimento geral e detalhado do esporte em si. A transmissão esportiva é carregada de comentários de improviso, que só serão bons na opinião do ouvinte se você dominar bem o assunto. Aí entra a prática jornalística. Também cabe ao locutor lidar com notícias e dados, para somente depois realizar a divulgação de informações.
A narração esportiva também requer bastante cuidado, pois trabalha com alto grau de risco de parcialidade. Tanto narradores quanto leitores têm preferências por determinados times ou atletas.
Mas não foi só o futebol que marcou história no rádio esportivo do país. A cobertura do automobilismo brasileiro na época fascinante de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna também teve destaque nas principais emissoras brasileiras.
O rádio adentra o século XXI provando que tem o seu lugar garantido no coração do torcedor brasileiro. Seguindo a tendência iniciada no final da década de 90, o futebol invade algumas das estações mais populares.
A tecnologia, ao contrário do que muitos pensavam, auxiliou ainda mais a divulgação das emissoras. Com o surgimento da Internet, o rádio ganha nova força. A maioria das estações possui sua própria página, onde é possível que o ouvinte-internauta pesquisar diversos assuntos. É a demonstração que, sem perder a essência, as emissoras de rádio estão se adaptando e se preparando para os novos tempos.
O rádio deve ser mais respeitado quando nos referimos as narrações esportivas. Nessa área Alberto Rodrigues, Edson Mauro, José Carlos Araújo, José Silvério, Oscar Ulisses, Pedro Ernesto Denardin, Ulisses Costa e Willy Gonser são destaques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário