terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Para jornal britânico, Lula é uma das 50 personalidades da década


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pelo jornal britânico “Financial Times” como uma das 50 personalidades que moldaram a década. A lista inclui ainda Barack Obama, Osama bin Laden, Vladimir Putin, a cantora Beyoncé e até os criadores do Twitter, do Facebook e da Google.

Há uma semana, Lula foi eleito pelo jornal francês “Le Monde” como o homem do ano. Para os britânicos, Lula, que estaria na 11ª colocação para o jornal, é apontado
como o político mais popular da história do Brasil.

"Charme e habilidade política sem dúvida contribuíram para isso. Mas o que faz os brasileiros o amarem é a baixa inflação”, disse o jornal, que destaca ainda os programas baratos de transferência de renda.

Uberlândia fecha ano na 35ª posição da Timemania

No começo de 2009, o Uberlândia Esporte Clube (UEC) aparecia na 69ª posição da Timemania, loteria criada para quitar dívidas dos clubes brasileiros com o INSS, mas graças a uma forte campanha encabeçada pela diretoria alviverde com a torcida, o Verdão está fechando o ano na 35ª posição do ranking da loteria. Com isso, a renda do clube referente à Timemania, passa dos atuais R$ 12 mil (0,2%) para cerca de R$ 50 mil mensais (1,2%), que vão direto para o pagamento da dívida.

Sem contar que em 2010 ocorra um crescimento do UEC no ranking, a expectativa da diretoria é de que em pelo menos dois anos o Uberlândia esteja livre das dívidas com o governo federal, mas isso pode acontecer antes deste prazo, caso o clube avance mais posições. Segundo o diretor administrativo e financeiro do Verdão, Guto Braga, a torcida entendeu o apelo da diretoria e na reta final fez a diferença.

“Isso foi o resultado do trabalho da diretoria com a torcida. Foram feitos vários bolões, as pessoas foram até as lotéricas e marcaram o UEC como time do coração porque sabem que no futuro este dinheiro vai direto para os cofres do clube para a formação de bons times”, disse Guto, que ainda chamou atenção para a importância de manter a campanha para o ano que vem.

“Todo o ano o ranking se renova. Precisamos ficar todos os anos entre os 40 melhores ranqueados para atingir esse recebimento ou até aumentar o valor. É claro que isso dependerá de uma série de fatores, principalmente, dentro de campo, que acreditamos que vai engrenar a partir de 2010”, afirmou Guto.

A reportagem é de Eder Soares, do Jornal Correio de Uberlândia

Parabéns ao torcedor alviverde, que colaborou com toda a campanha promovida pelo clube, e que foi decisivo para que o Verde alcançasse esse resultado fantástico. Parabéns também a diretoria e a presidência do UEC, pelo excelente trabalho desenvolvido neste ano.

Pra frente Verde !!!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Mulher chama a polícia depois de marido se recusar a jantar

Uma estadunidense de Kerrville, no Texas, ligou para o telefone de emergência da polícia para reclamar que seu marido se recusava a comer o jantar. De acordo com os registros policiais, a mulher, de 53 anos, estava transtornada durante o telefonema. Depois, ela ligou mais duas vezes, e só foi possível ouvir gritos. Os policiais foram para a residência, e foram recebidos pela mulher, que voltou a reclamar sobre o fato do marido não querer comer. Durante os últimos seis meses, ela ligou mais de 30 vezes para a polícia, incluindo uma ocasião na qual ela não conseguia encontrar um vestido.

Diretoria do UEC anuncia mais dois reforços

Willian de Mattia é volante, mas joga também como lateral-direito; Marcelo Régis atua como meia
A diretoria do Uberlândia Esporte Clube (UEC) anunciou ontem a contratação do volante Willian de Mattia e do meia Marcelo Régis. Mattia estava no futebol europeu, e no Brasil teve passagens por clubes como Figueirense e Marcílio Dias. Marcelo Régis estava no Brasil de Pelotas, e já atuou no Atlético Paranaense, Santo André e Figueirense. A diretoria do UEC continua tentando contratar dois atacantes.

Os dois jogadores foram indicados pelo técnico Luis Carlos Cruz, que inclusive intermediou as negociações. Willian de Mattia é volante, mas atua também como lateral-direito. “Será um jogador muito útil no nosso plantel, porque faz bem as duas funções. Quanto ao Marcelo Régis, é um jogador experiente, que vai ajudar muito”, disse o presidente do Verdão, Everton Magalhães.

O Uberlândia estréia no Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. A Federação Mineira de Futebol (FMF) deve confirmar nos próximos dias a antecipação da partida para o dia 23 (sábado), no Mineirão.
A reportagem é de Luis Antônio Figueira – Editor de Esporte do Jornal Correio de Uberlândia

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Incêndio em pátio de atacadista destrói 21 caminhões em Uberlândia


Um incêndio no pátio do Grupo Martins, em Uberlândia, destruiu pelo menos 21 caminhões na madrugada de hoje. Os veículos estavam estacionados no pátio para serem carregados com mercadorias neste fim de semana. O Grupo Martins é o maior atacadista do País. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um dos veículos, por volta das 4 horas, e logo se alastrou para os outros caminhões que estavam com tanques abastecidos de combustível. Havia mais de 90 veículos no pátio.

Os funcionários da empresa tentaram combater o incêndio, mas não tiveram sucesso. Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram, dez veículos já estavam destruídos. "O que dificultou o trabalho foram as explosões que ocorriam a todo tempo por causa dos tanques de combustível cheios", explicou à imprensa o sargento Isac Ribeiro.

Mesmo para os bombeiros foi difícil controlar o incêndio. Foram gastos 70 mil litros d''água. A chuva que caía na cidade no início do dia colaborou. O trabalho só foi encerrado no fim da manhã. Os veículos não danificados foram transferidos para outra garagem. Apesar das proporções do incêndio, não houve feridos. O depósito de mercadorias do Grupo Martins não foi atingido. As causas ainda são desconhecidas e serão investigadas.
Com informações do Megaminas, Estadão, G1 e o Estado de Minas

25 de dezembro: Natal


Hoje comemora-se o dia de Natal, data instituída em homenagem ao nascimento de Jesus.

O Natal passou a ser contemplado em 330 d.C pelas igrejas Católica, Anglicana e Protestante. A igreja Ortodoxa comemora a data em sete de janeiro, data do batismo de Jesus.

A palavra Natal se originou do latim (natalis), tendo como significado nascer.
Antes do nascimento de Jesus, aconteciam nesse dia as comemorações pelo sol invencível (Solis Invictus), em agradecimento aos raios solares que ficavam mais fortes.

Mas por ser uma festa pagã, que adorava um elemento da natureza e não a Deus, os cristãos adotaram-na com outro sentido, o do Natal, sendo oficialmente registrada pela Vossa Santidade, o Papa Libério, em 354 d.C.

A ideia de enfeitar as árvores surgiu das festas pagãs, onde celebravam a fertilidade da terra. Já no século XVI os cristãos adotaram o costume, mas a tradição ganhou entusiasmo na Alemanha e se espalhou por todo o mundo.

Os principais símbolos do natal são: a estrela de Belém, que guiou os três Reis Magos até Jerusalém; os próprios Reis Magos, que levaram incenso, ouro e mirra a Jesus; o presépio, criado por são Francisco de Assis, no século XIII; a árvore, desde as festas pagãs, tendo sido adotadas mais tarde pelos cristãos; a guirlanda e as velas, que representam as etapas da salvação de Cristo; Papai Noel, homenagem a são Nicolau – que no século IV oferecia presentes às crianças; a ceia, que simboliza o momento do nascimento; os presentes, como forma de lembrar a visita dos três Reis Magos que presentearam Jesus; dentre outros.

A ceia natalina é servida na véspera do dia de Natal, é o jantar do dia 24. Nesse momento as famílias se reúnem para confraternizar, de forma harmônica, e comemorar as conquistas obtidas durante o ano, trocando presentes.

Com isso, o Natal tornou-se uma data que acalora as vendas no comércio, pois dar presentes tornou-se um hábito de toda população mundial. Dessa forma, passou a ser considerada a data que proporciona o maior crescimento das arrecadações financeiras do comércio, sendo mais rentável para todos os lojistas.
" Natal é tempo de: alegria, sorrir, cantar, festejar, amar e se doar. Deixe a magia desta data encher seu coração dos mais nobres sentimentos."

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Estudante leva suspensão após ir à escola vestido de Papai Noel


O estudante Michael Hance, 18 anos, afirma que queria apenas compartilhar o espírito natalino com seus colegas de ensino médio da Filadélfia, EUA. Mas, por ter ido à escola vestido de Papai Noel, Hance ganhou uma suspensão de presente.
O diretor suspendeu o aluno sob alegação de que ele teria atrapalhado as aulas ao não usar uma vestimenta de acordo com as normas do colégio. Hance admite que pediu autorização para usar a roupa, e que o pedido foi negado pela secretaria da escola.
"Mas havia alunos com gorros de Natal e chifres de rena, e nenhum deles foi mandado pra casa", reclama. Seus pais também questionaram a suspensão. "Não sei qual é o mal provocado por meu filho", afirma a mãe, Barbara. "Ele estava distribuindo doces, só isso."
Depois de ser punido, Hance decidiu abandonar o plano de comprar uma fantasia de coelho para ir à escola na Páscoa. "Melhor não."

Por que a Timemania é importante para o Verdão?



A Timemania é um jogo da Caixa Econômica Federal criado para ajudar os 80 maiores clubes do Brasil a quitarem seus débitos federais (INSS e FGTS). Até este ano o repasse dos valores recebidos na timemania seguiu um critério de classificação no ranking da CBF e, como o Verdão está em 69º, ficou enquadrado no terceiro grupo (do 40º ao 80º).

Porém, a Timemania terá mudanças no ranking de classificação dos clubes. Em 2010, será considerado o desempenho dos times na própria loteria no ano de 2009, e a divisão será feita por meio do número de indicações que as equipes recebem no Time do Coração.

Assim, os 20 primeiros times mais indicados em 2009 pertencerão ao Grupo I e irão dividir 65% da verba destinada aos clubes em 2010. Para os que ficarem entre as posições 21 e 40, a partilha será de 25%. Os outros 40 times ratearão 8%, enquanto as equipes não inseridas no volante ficarão com 2%.


O Uberlândia Esporte hoje recebe um repasse de 6 mil reais mensais para quitar suas dívidas, o que levará mais de 12 anos para ser quitada. Se o Verdão conseguir ficar entre os 40, o repasse será por volta de 60 mil ao mês e em dois anos ele quita as dívidas e poderá utilizar estes valores para formar grandes equipes.

Por isto a ajuda do torcedor é fundamental. Esta semana é decisiva, pois será o último sorteio do ano da timemania e o Verdão precisa ficar entre os 40 para atingir o objetivo de quitar o quanto antes suas dívidas.

Torcedor, faça sua parte. Faça bolões com amigos para este último sorteio. Contamos com a ajuda de todos !!!!

As informações são do site oficial do Uberlândia Esporte Clube

domingo, 20 de dezembro de 2009

Uberlândia goleia Guará em jogo treino

Treinador revela que time fará mais contratações

Avaliar o trabalho desenvolvido na primeira etapa de preparação para o campeonato mineiro de 2010. Este era o principal objetivo do técnico do Uberlândia Esporte Clube Luiz Carlos Cruz no jogo treino contra o Clube Atlético Guará, realizado no último sábado, no Estádio Municipal João Havelange.
O Uberlândia entrou em campo com um time bem renovado em relação ao que terminou a Taça Minas Gerais. Dos onze jogadores que começaram a partida, três eram remanescentes da equipe que conquistou o terceiro lugar na competição, o goleiro Felipe Sanchez, o zagueiro Reginaldo e o volante Willian Santos.
Dos contratados recentemente entraram como titulares os laterais Michel e Tita, o zagueiro Emerson, o volante Guilherme, os meias Marcelo Labarthe e Fábio Nunes e os atacantes Anderson Oliveira e Neto Mineiro.
Embora o verdão tenha começado perdendo a partida com um gol de Adélio no primeiro tempo, o Verde goleou o Guará por 4 a 1. O zagueiro Reginaldo fez o gol de empate ainda na etapa inicial.
No segundo tempo o técnico Luiz Carlos Cruz fez dez alterações na equipe, colocando a maioria dos jogadores formados na categoria de base do clube. Com isso, o time conseguiu a virada com gols de Ted, Anderson e Franco.
“Foi um jogo de dois tempos distintos, mas, o mais importante, é que conseguimos nosso objetivo, conhecer o potencial de cada jogador. Não posso deixar de destacar o futebol apresentado pelos meninos formados no clube que fizeram um bom segundo tempo, dando mais movimentação a equipe. Mas precisamos de mais jogadores e devemos avaliar isso também nesse recesso de fim de ano”, revelou o técnico Luiz Carlos Cruz.
O torcedor que compareceu ao estádio fez a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimento arredados serão doados para entidades beneficentes. Foi arrecadada meia tonelada de alimentos, que deve proporcionar um natal mais feliz para algumas famílias.
As informações são do site oficial do UEC

sábado, 19 de dezembro de 2009

Jogo beneficente reúne artistas e atletas em Uberlândia

50 mil ingressos foram colocados à disposição. A expectativa é de Sabiá cheio


No próximo dia 28 de dezembro, o Estádio Municipal João Havelange será palco de um jogo que reunirá artistas e esportistas. Os Amigos de Alexandre Pires e Amigos do Fernando Pires se uniram para arrecadar alimentos que serão doados para pessoas carentes.

Estão confirmados os jogadores Adriano, Zé Roberto, Léo Moura, Ronaldo “Fenômeno”, Roberto Carlos, Fred, Washington, Júlio Baptista, e os cantores Bruno, Marrone, Guilherme, Santiago, Rick, Renner e Leonardo.

De acordo com Flávio Garcia Machado, o Miquimba, um dos organizadores do evento, quem comparecer ao Estádio João Havelange vai assistir a um grande jogo. “Estamos trazendo grandes nomes do futebol nacional e da música brasileira. Temos que lembrar que Uberlândia é recordista de público em eventos beneficentes desse porte. Esse ano não deve ser diferente”, destacou.

A expectativa da organização é que o estádio esteja lotado no dia da partida. “Para manter a segurança e facilitar a entrada, liberaremos a entrada a partir das 16h”, ressaltou Miquimba.
De acordo com o diretor geral da Futel, Antônio Carrijo, a festa fechará com chave de ouro as atividades do estádio. “A Prefeitura Municipal de Uberlândia e a Futel apóiam esse evento que vai ajudar muitas pessoas carentes. Além disso, trará para a nossa cidade artistas e jogadores”, afirmou Carrijo.

Quem quiser assistir a partida, pode trocar seus ingressos por dois quilos de alimentos não perecíveis nos supermercados da Rede Smart. Serão 50 mil ingressos.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAAES: Polêmica sobre cotas obriga UFU a publicar novo edital

Reviravolta no sistema de cotas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A Justiça Federal derrubou a liminar que obrigava a instituição de ensino a adiar as provas do Programa de Ação Afirmativa de Ingresso ao Ensino Superior (Paaes) e permitir a participação dos alunos de escolas particulares no processo seletivo. Com a decisão, as vagas do Paaes voltam a ser reservadas apenas para alunos de escolas públicas. De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular da UFU, o edital do programa será republicado nos próximos dias e a previsão é de que as provas sejam marcadas para março.

A liminar foi cassada pelo desembargador federal Jirair Aram Meguerian, do Tribunal Federal da 1ª Região, em Brasília, que acatou o recurso da UFU. Mas ainda cabe recurso da decisão. Desde que foi criado, em 2008, o Paaes já foi alvo de mais de 400 ações movidas por estudantes de escolas particulares que contestam as regras do benefício. Além da avalanche de mandados de segurança de pais e alunos contra o programa, o Ministério Público Federal (MPF) moveu ação pedindo a suspensão imediata das inscrições, que seriam realizadas no mês passado.

Pelo Paaes, alunos que cursaram os quatro últimos anos do ensino fundamental (5ª à 8ª série) e estão matriculados no ensino médio da rede pública têm direito de concorrer, isoladamente, a 25% do total de vagas oferecidas em cursos com entrada anual da UFU e a 50% das vagas de graduações com entrada semestral. O edital do programa prevê três etapas de provas, a serem feitas de forma seriada, ao fim do 1º, 2º e 3ª anos do ensino médio.

Em entrevista recente ao Estado de Minas, o pró-reitor de graduação da UFU, Waldenor Barros de Moraes Filho, defendeu a manutenção do Paaes apenas para alunos de escolas públicas. “O programa não tem intenção de prejudicar alunos de colégios particulares. Ele é apenas uma maneira de cumprir o papel social da universidade, que adota políticas socioeconômicas na tentativa de relativizar as diferenças entre alunos das redes públicas e privadas. Na nossa concepção, isso é tratar os diferentes de maneira diferente”, disse Waldenor.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Verdão faz primeiro amistoso de preparação para o Campeonato Mineiro

Jogo também visa arrecadar alimentos e brinquedos para serem doados
O Uberlândia Esporte Clube continua a fase de preparação para o Campeonato Mineiro de 2010. E nesta primeira etapa do trabalho fará um jogo treino contra uma equipe de futebol amador da cidade de Uberlândia, o Guará.

Além de preparar a equipe para a próxima temporada, o amistoso terá também um grande cunho social. Para assistir a partida amistosa o torcedor terá que levar 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo. Estes alimentos e brinquedos arrecadados serão doados para comunidades carentes ainda a serem definidas pela diretoria do Uberlândia Esporte Clube.
O técnico Luis Carlos Cruz apoiou a iniciativa.
“Além de o jogo ser muito importante para a nossa preparação, para podermos conhecer melhor nossos atletas, ver a real condição de cada um, poderemos proporcionar um natal mais feliz para muitas pessoas” afirmou.

O jogo amistoso está marcado para o sábado (19), ás 17h no Estádio João Havelange. Outra partida pode ocorrer na terça-feira, mas ainda não foi confirmada pela diretoria.

Diretoria do Verdão faz proposta para veterano Fernando

Everton Magalhães anunciou interesse pelo jogador ontem à tarde

A reportagem é do Jornal Correio de Uberlândia

O volante Fernando, de 42 anos, revelado pelo Uberlândia Esporte Clube (UEC) na década de 80, está na mira do clube para o Campeonato Mineiro de 2010. O jogador que saiu do clube há cerca de 20 anos e rodou por vários clubes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Internacional (RS) e Guarani de Campinas, estava defendendo o Santo André (SP) no Campeonato Brasileiro – Série A. Embora Fernando, que esteve presente no treino de ontem à tarde, no Sabiazinho, afirme que chegou a hora de parar com o futebol, em função de sua idade, o presidente do UEC, Everton Magalhães, garante que foi feita uma proposta para o jogador, dentro da realidade financeira do clube.

“Nós estamos deixando o Fernando muito tranquilo para ele decidir com a sua família o que será melhor para o seu futuro. Nós explicamos para ele que o Campeonato Mineiro acontece de sete em sete dias, por isso ele terá condições para descansar e estar sempre pronto para jogar”, disse Everton que ainda completou. “Estaremos esperando uma resposta do Fernando. Quem sabe até o fim do ano ele repense a sua posição de parar e nos dê uma resposta positiva. O interesse da diretoria é inegável, pelo jogador, e o futebol que ele ainda tem condições de jogar. Seria ótimo para o clube, para a torcida e também para o seu filho Fernandinho que está começando, e daria uma mídia muito boa para o clube”, afirmou.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Praia Clube joga bem, mas perde para o Pinheiros

O Pinheiros/Mackenzie sofreu, mas conseguiu manter sua invencibilidade na Superliga feminina na noite desta terça-feira. A equipe recebeu na capital paulista o Praia Clube/Banana Boat, de Uberlândia. Com uma boa atuação, o time mineiro surpreendeu, e obrigou a equipe da casa a vencer apenas no tie-break, por 3 sets a 2 (23/25, 27/25, 14/25, 25/21 e 15/13).

No jogo desta terça, o Pinheiros teve que contar com o banco de reservas para buscar o triunfo em casa, já que titulares como Lia e Fernanda Gatay não foram bem. Mesmo vindo da derrota por 3 a 0 para o São Caetano, em casa, o Praia Clube fez uma boa apresentação, surpreendendo as anfitriãs logo de cara.

Depois de fazer 1 a 0, o time visitante perdeu o segundo set nos detalhes. Na terceira parcial, o time mineiro seguiu bem e parecia poder fechar o jogo por 3 a 1. Mas a reação do Pinheiros veio no quarto set, quando as reservas desequilibraram e a equipe da casa forçou o tie-break. Na parcial decisiva, as anfitriãs foram seguras e confirmaram a vitória, mantendo o Praia Clube com apenas um triunfo na Superliga.

A equipe de Uberlândia também surpreendeu positivamente o comentarista Marco Freitas e o narrador Jota Júnior, ambos do SporTV. Segundo Freitas, a equipe uberlandense apresenta uma boa infraestrutura e bons times de categorias de base. O comentarista de vôlei do SporTV afirmou ainda que a equpie de Uberlândia poderá dar trabalho para equipes tradicioanais nesta temporada da Superliga.

Com informações são da Agência Estado - SP

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Nos EUA‚ felino se refugia no alto de um cacto por causa de rival


Um lince-pardo foi fotografado subindo duas vezes em um cacto em Tucson, no estado do Arizona - EUA -, ao fugir de outro lince que o expulsou de seu território. Segundo especialista, o lince-pardo é um animal solitário e territorial. Ele é capaz de escalar cactos, mas só o faz em situações "extremas".

domingo, 13 de dezembro de 2009

Praia perde para o São Caetano

O São Caetano conseguiu a segunda vitória na Superliga de Vôlei 2009 / 2010. O time do Grande ABC veio a Uberlândia e derrotou o Praia Clube por 3 sets a 0. em 1h e 25 minutos. A partida foi disputada ontem, no Sabiazinho.

Apesar de encostar no placar em alguns momentos, a equipe uberlandense não conseguiu impor um bom ritmo ao verterano time paulista, que conta com grandes destaque olímpicos: Mari, Fofão e Scheilla. Fim de partida: Praia Clube 0 X 3 São Caetano -parciais de 25/20, 25/22 e 25/23 -

A próxima partida do Praia será na terça-feira ás 18 h 30 min., em São Paulo, contra o campeão paulista deste ano. Trata-se da equipe do Pinheiros. A partida será transmitida para todo o país. A narração será de Jota Júnior e comentários de Marco Freitas, no SporTV 2.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Praia Clube vence 1ª na Superliga

O Praia Clube estreou com vitória sobre o São Bernardo na Superliga Feminina de Vôlei


Ontem, o time praiano venceu por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 25/19, 22/25 e 25/11, em 2 horas e 1 minuto, com destaque para a central Vivi Cruz, que teve 100% de aproveitamento no ataque.

O ponto da vitória foi um bloqueio da meio de rede Geovana. O time volta a jogar neste sábado, às 17h30, na Arena Sabiazinho, contra o Blausiegel/São Caetano.

Apoiado pela torcida que compareceu em bom número, o time praiano foi superior e fechou o primeiro set por 25 a 17. “Foi uma estreia excelente, porque veio acompanhada de vitória”, disse André Lelis, supervisor da equipe.

O segundo set foi marcado pela queda no ritmo da partida, mas as meninas do Praia foram novamente superiores e venceram por 25 a 19. “Foi muito legal estrear com vitória. A torcida jogou com o time, e isso foi fundamental para o bom desempenho”, disse o técnico do Praia Clube, Spencer Lee.

As paulistas se aproveitaram da falta de ritmo do time da casa e da desatenção nos minutos finais para fechar o terceiro set por 22 a 25. “Essa falta de ritmo é normal, mesmo considerando que fizemos alguns jogos amistosos na fase de preparação”, disse o técnico praiano.

No quarto set, o ímpeto e o desejo de vitória foram determinantes para a conquista da vitória. O placar de 25 a 11 foi o reflexo da superioridade da equipe mineira. “O grande destaque da partida foi o aspecto coletivo. Fomos muito bem no bloqueio e eficientes nos contra-ataques. Temos muito a evoluir, mas pode ter certeza que o grupo está no caminho certo”, disse Spencer Lee.

A central Vivi Cruz destacou a união dentro de quadra para a conquista da vitória. “A equipe estreou bem, porque jogou junta. Deu tudo certo e isso nos dá mais confiança para o próximo compromisso. No sábado, vamos jogar para ganhar, mas é bom lembrar que será um outro tipo de jogo contra um adversário que tem investimento superior ao nosso, com jogadoras de seleção brasileira”, disse a jogadora.



Com informações e foto do Jornal Correio de Uberlândia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Praia estreia na Superliga contra o São Bernardo

Equipe uberlandense encara o São Bernardo na estreia. Time disputa a competição pela segunda vez; objetivo é ficar entre os oito melhores

O time de vôlei feminino do Praia Clube estreia hoje na Superliga Feminina 2009/2010. A partida acontecerá às 19h30, no Ginásio "G2" do Praia, contra o São Bernardo (SP).

Com um time bastante renovado, em sua segunda participação consecutiva na competição, o Praia Clube espera superar a nona colocação do último campeonato e, dessa vez, obter a classificação entre as oito equipes que avançam para as quartas de final.

O ingresso para a partida entre Praia Clube e São Bernardo é 1kg de alimento não perecível. Os sócios devem fazer a troca dentro o Praia Clube, enquanto os não-sócios farão a troca na portaria do clube, na avenida Uirapuru, no Cidade Jardim.

As sete titulares

Cláudia: (levantadora)1,82m
Camila Paracatu: (oposta) 1,84m
Giovanna: (central) 1,87m
Vivi Cruz: (central) 1,94m
Sara: (ponteira) 1,85m
Elis: (ponteira) 1,70m
Arlene: (líbero) 1,79m

Com informações do Correio de Uberlândia

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Atrás de recorde‚ homem faz 132 flexões com lado externo das mãos em 1 minuto


Abdul Latif Mahmoud Saadiq, do Qatar, fez no mês passado 132 flexões com o lado externo das mãos apoiadas no chão em um minuto e superou o recorde mundial. Saadiq superou a marca do americano John Morrow, que tinha feito 123 flexões. Em sua primeira tentativa de entrar para o Guinness, Saadiq havia totalizado 118 flexões, mas ele voltou a tentar e, dessa vez, bateu o recorde.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Verdão: cinco novos jogadores se apresentaram

O elenco do Uberlândia Esporte Clube (UEC) se apresentou ontem à tarde, no Estádio Juca Ribeiro, começando os trabalhos para o Campeonato Mineiro de 2010. Os goleiros Flávio e Alex, ambos ex-Novo Hamburgo (RS), o meia Juninho Cearense, ex-Confiança (SE), e o volante Guilherme que estava no Tigres do Brasil (RJ) e ainda o atacante Fábio Nunes foram as “caras novas” no Estádio Juca Ribeiro.

O lateral-esquerdo Tita, ex-América de Natal; o lateral-direito Michel, ex-Criciúma; o volante Serginho Carioca, que está no Brasil de Pelotas; o zagueiro Emerson, ex-Campinense, e o atacante Diogo que estava no Vitória da Conquista, todos já contratados, chegam no decorrer da semana. Em sua primeira conversa com os jogadores, o técnico Luis Carlos Cruz deixou claro que é preciso melhorar o desempenho e que a cobrança será forte.

“Vamos buscar o nosso objetivo com muito trabalho para que ele seja alcançado. Eu preciso deixar muito claro para os atletas as nossas metas, pois são eles que farão a diferença”, disse Cruz, que conta atualmente com 24 jogadores. Ele espera que, até na próxima segunda-feira, já tenha em mãos 100% do elenco.

O presidente Everton Magalhães garante que as contratações estão sendo feitas com bastante critério e com a participação de toda a diretoria e também do técnico Luis Carlos Cruz. Segundo ele, o clube contará bastante com o apoio do torcedor alviverde para fazer uma grande campanha no Campeonato Mineiro.

“Temos muita confiança de que faremos uma boa campanha, digna de um clube da expressão do Uberlândia, e como consequência ter um calendário para toda temporada, contando a Série D e também Taça Minas. Temos certeza que, com os resultados dentro de campo, o nosso torcedor não nos deixará na mão”, afirmou Everton.

A reportagem é do Jornal Correio de Uberlândia

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cidade espanhola monta presépio feito com 1,7 t de chocolate

Mais de uma tonelada de chocolate amargo, com leite e branco foi usada para montar a cidade07 de dezembro de 2009

Anelise Infante
Da BBC Brasil

A cidade de Córdoba, no sul da Espanha, montou o que o governo local chamou de "o maior presépio de chocolate do mundo". A decoração natalina foi erguida a partir de 1,7 tonelada de chocolate amargo, com leite e branco.

São 6.455 peças feitas a mão para a celebração de Natal, e que durarão até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando o presépio será dividido em pequenas partes para ser comido pelo público.
A obra de 60 metros quadrados demorou quatro meses para ficar pronta. Ela foi criada por sete doceiros especialistas em chocolate que trabalharam oito horas diárias para reproduzir detalhes como 3,5 mil tijolos de construção da Nazaré de 2 mil anos atrás.

Na sua abertura ao público, nesta segunda-feira, o secretário de Turismo do Governo de Córdoba, Rafael Perez de la Concha, disse esperar que o presépio atraia mais de 80 mil visitantes em menos de um mês.

A decoração de Natal começou como uma brincadeira em 2002. Um grupo de chefs espanhóis apaixonados pelo chocolate decidiu criar um presépio de 500 kg de cacau misturados com doces típicos da época.

A ideia agradou a clientes, amigos e gerou tanta repercussão na imprensa que, no ano seguinte, o projeto aumentou até se tornar uma tradição nas festividades oficiais de Córdoba.
A cidade já tem o museu do presépio de chocolate que guarda com conservantes e em frigoríficos especiais algumas partes da decoração de cada temporada.

Segundo o acordo entre o governo e a associação de doceiros artesanais Galleros Artesanos, o fim do presépio deve ser uma degustação para os visitantes, mas as peças de destaque do ano vão para o museu que só abre entre o Natal e o Dia de Reis.

Na versão de 2009 da decoração, os doceiros criaram 415 personagens bíblicos no cenário épico.
Mas a cidade de chocolate está aumentando. Ao redor da Galileia e Jerusalém foram colocados também representações de monumentos da cidade como a famosa Mesquita Catedral de Córdoba, uma das maiores mesquitas do mundo convertida em catedral católica em 1236, declarada pela ONU patrimônio cultural da humanidade.

O presépio está aberto ao público para visitação gratuita, mas é proibido tocar o chocolate. No dia 6 de janeiro a decoração será servida em pedaços ou derretida para ser bebida.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Após 50 anos, governo britânico fecha setor de OVNIs

O Ministério da Defesa britânico teve um encontro com a crise econômica. Após mais de 50 anos de serviço, o ministério decidiu encerrar as atividades de sua unidade de investigação de OVNIs, alegando que os custos não justificam a permanência do órgão.

O ministério disse que não encontrou qualquer evidência de ameaças à Grã-Bretanha ou prova da existência de extraterrestres, apesar dos relatos de pessoas através de email e telefone afirmando que avistaram objetos voadores não-identificados (OVNIs).

O ministério acrescentou que não tem qualquer opinião sobre a existência de vida fora da Terra, mas disse que não tinha "capacitação específica para identificar a natureza desses avistamentos".
"Não há qualquer benefício para a defesa nessa investigação e não seria apropriado para os recursos da nossa defesa", disse o ministério.

Um porta-voz da pasta disse que qualquer ameaça ao espaço aéreo do país será identificada por radares e tratada pela Força Aérea Real.

Os recursos serão destinados a prioridades mais importantes, incluindo a guerra no Afeganistão, onde 9.000 soldados britânicos combatem insurgentes do Taliban, como parte das forças da Otan.

O funcionário responsável pelas investigações dos OVNIs foi realocado para outro cargo, economizando 44.000 libras (73.000 dólares) por ano.


Reportagem de Avril Ormsby

sábado, 5 de dezembro de 2009

Ação Civil Pública em Uberlândia exige cumprimento de lei que prevê o ensino da história da cultura africana nas escolas

Uma decisão inédita do Ministério Público em Uberlândia levou a Ouvidoria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) a alertar aos gestores públicos de todo o país sobre o risco do descumprimento da Lei nº 10.639/03, que prevê o ensino da história da cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas públicas e privadas, no ensino fundamental, médio e superior.

Trata-se da ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Jadir Cirqueira de Souza, na qual denuncia a Prefeitura de Uberlândia e o Estado de Minas Gerais. O principal motivo é o não cumprimento da lei federal, uma das primeiras assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que representa um marco histórico na agenda brasileira de combate à discriminação racial. O promotor solicita, entre outras providências, a devida capacitação do corpo docente e a inclusão no orçamento de verbas específicas para o custeio do material pedagógico necessário, sob pena de multa.

Na ação, Jadir Cirqueira de Souza ressalta que "enquanto os administradores públicos privilegiarem os aspectos meramente administrativos, em detrimento da educação dos alunos em sala de aula, o Brasil continuará equivocando-se na educação, repetindo erros históricos. É preciso iniciar novo ciclo educacional".

"Esperamos que o caso de Uberlândia sirva de exemplo e que o Ministério Público continue atuando em cada um dos 5.463 municípios brasileiros, seja por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) ou de ações civis públicas", afirma o ouvidor da SEPPIR, Humberto Adami Jr. Ele lembra que a iniciativa surgiu a partir da mobilização de entidades dos movimentos sociais negros, que em 2005 fizeram representação à Procuradoria Geral da República.
Na avaliação do ouvidor, o não cumprimento da lei implica na possibilidade de suspensão do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos estados e municípios que se omitirem diante da legislação. E mais: os gestores públicos podem também ser enquadrados no crime de responsabilidade.

Além de ter promovido neste último semestre seminários regionais para capacitação dos gestores públicos e educadores nas cidades de Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (Pará) e Curitiba (PR), a SEPPIR planeja um evento nacional para fazer um balanço das exigências curriculares para a efetiva implementação da lei.

As informações são do site Farol Comunitário

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Verde anuncia mais dois reforços

Nomes do lateral-direito Michel e do meia Juninho Cearense foram confirmados pela diretoria

O Uberlândia Esporte Clube confirmou a contratação de mais dois atletas para a disputa do Campeonato Mineiro de 2010. Um dos contratados já é conhecido pela torcida do alviverde.

Carlos Michel Lopes Vargas (Michel), lateral direito já vestiu a camisa do UEC. O atleta de 27 anos também tem passagem por tradicionais clubes do futebol brasileiro. Sua carreira teve início no Internacional de Porto Alegre. Em 2004, chegou ao Cruzeiro e no ano seguinte, emprestado ao Uberlândia Esporte, participou da campanha vitoriosa no Módulo II. De volta a Belo Horizonte, o jogador passou pelo América e retornou ao Cruzeiro. Michel atuou pelo Juventude e 15 de Novembro, ambos do Rio Grande do Sul, em 2007, e em 2008, atuou pelo Ceará e Fortaleza. O último clube em que o jogador atuou foi o Criciúma.

Outro reforço foi contratação de Regilson Sabóia Monteiro Junior, conhecido como Juninho Cearense. Natural de Recife, Juninho Cerarense niciou a carreira no Unibol (PE), em 1999. Em seguida passou pelo São Bento (SP), ASA (AL), Fortaleza e Samsunspor da Turquia. De volta ao Brasil, em 2004, Cearense jogou no Atlético Mineiro, Marília (SP), Bahia, Vila Nova e Fortaleza. Segundo o presidente do UEC, trata-se de um atleta que vai dar experiência ao meio de campo da equipe do Verde.

Allan Delon

Quanto ao nome de Allan Delon, meia-atacante, que foi anunciado pelo portal Futebol Baiano, como contratação certa do Uberlândia Esporte, não foi confirmado pela diretoria. Everton Magalhães disse que o atleta está parado há cerca de um ano e que não houve nenhum contato com ele. “Isso é especulação. Temos o nosso cronograma de trabalho, por isso não trabalhamos em cima de boatos. Esperamos ter 90% de todo o grupo trabalhando já na segunda-feira”, disse o presidente do Verdão.

Com informações do Correio de Uberlândia

Allan Delon pode defender o UEC

Imprensa baiana divulgou a notícia, mas a diretoria alviverde nega acerto com o meia-atacante

Parte da imprensa baiana dá como certa a contratação do meia-atacante Allan Delon pelo Uberlândia Esporte Clube (UEC). A notícia foi divulgada ontem pelo portal Futebol Baiano e reproduzida pelo UOL. A diretoria do UEC não confirmou a notícia e, de acordo com o presidente Everton Magalhães, o jogador está parado há cerca de um ano e não houve nenhum contato com ele.

Segundo o jornalista Elton Serra, do portal Futebol Baiano, Allan Delon estava negociando com o Itabuna, time do interior da Bahia, mas, por indicação do treinador Luis Carlos Cruz, que assume o comando técnico do Uberlândia, na próxima segunda-feira, optou pelo time mineiro. “A diretoria do Itabuna havia acertado com o jogador por R$ 8 mil por mês, mas o Uberlândia ofereceu R$ 15 mil”, disse Elton Serra.

O jornalista disse que, apesar de ser visto como “bad boy”, Allan Delon goza de prestígio no futebol baiano. “Ele é o maior artilheiro do Barradão com 40 gols. Andou se envolvendo em algumas confusões, mas é respeitado como jogador de futebol”, disse.

O gerente de futebol do UEC, Vilmar Reinert, disse que tudo não passa de boato. “Não conversamos em nenhum momento com este atleta. Isso é coisa de empresário de jogador que fica plantando notícias na imprensa”, disse.

A reportagem é de Luis Antônio Figueira - editor de esportes do Jornal Correio de Uberlândia