quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Uberlândia: apagão nacional é minimizado pela Cemig

Concessionária reduziu cargas para grandes consumidores

Várias regiões de dez estados brasileiros e o Paraguai sofreram apagão na noite de ontem. O problema foi resolvido nos principais pontos atingidos, por volta das 3 horas. Em Uberlândia houve queda de energia em pontos isolados entre 22h12 e 22h48. A Cemig, concessionária de energia elétrica em Uberlândia, colocou em ação o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), que retira cargas dos grandes consumidores do sistema, principalmente indústrias, para manter o serviço para o restante da sociedade em situações de imprevistos, como o apagão que ocorreu ontem no Sistema Interligado Nacional. Segundo a Cemig, o problema não ocorreu na área de concessão da empresa.

Em entrevista coletiva na noite de terça-feira, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o problema teria sido causado na Usina de Itaipu, que precisou ser totalmente desligada, deixando de transmitir 17 mil megawatts de energia, o que afetou várias partes de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de Goiás, além do Paraguai.

Uberlândia

As chuvas e a ventania na noite de ontem causaram curto-circuito na fiação elétrica em ruas do bairro Segismundo Pereira, zona Leste da cidade. Em trechos da avenida Rondon Pacheco também houve corte na energia. Segundo a Cemig, a localização privilegiada de Uberlândia no Sistema Interligado Nacional, por causa do entroncamento das linhas de transmissão de energia gerada no Triângulo Mineiro, reduziu o impacto na cidade do apagão nacional. Há três hidrelétricas dentro do município uberlandense (Capim Branco 1 e 2 e Miranda), além de outros cinco complexos da Cemig nos rios Grande e Paranaíba. As informações são do Jornal Correio de Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário