Um vilarejo rural na Grã-Bretanha sediou nesta semana um tradicional campeonato de caretas, realizado desde o século 13. O Campeonato Mundial de Caretas de Egremont, na região de Cumbria, teria tido sua origem em 1297, junto com uma feira para promover um dos produtos agrícolas mais famosos da região, a maçã ácida. As maçãs servidas e vendidas na feira seriam tão ácidas que as pessoas faziam caretas ao comer a fruta. Com isso surgiu o campeonato.
O campeonato é aberto para competidores de outros países e, em sua edição de 2009, contou com "careteiros" até da Austrália.
Mas o título feminino e o masculino ficaram com os moradores de Egremont. Na categoria feminina, Anne Woods. Na categoria masculina, o campeonato ficou com Gordon Blacklock, que disputava em Egremont há 13 anos sem vencer.
Sem explicação
Os competidores precisam se apresentar para a plateia, fazendo suas melhores caretas, usando uma espécie de coleira para cavalos.
Jaime Reed, patrocinador da Feira de Maçãs de Egremont afirmou que o "esporte" é típico de Egremont e ficou conhecido no mundo todo.
"Acho que você precisa ver para entender e acreditar (que o campeonato existe)... palavras realmente não conseguem explicar", disse.
A edição de 2009 do campeonato foi mais acirrada devido a uma ausência ilustre. Tommy Mattinson venceu o prêmio principal durante 11 anos e foi para o Livro Guinness dos Recordes. Mas, este ano ele não participou. ´
Com isso, Gordon Blacklock conseguiu a vitória.
"É uma pena apenas devido às circunstâncias, de Tommy (Mattinson) não estar aqui, mas isto acontece. Infelizmente, Tommy voltará no ano que vem e estará ansioso para retomar seu título, mas vou dar trabalho a ele", afirmou.
As informações são do portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário