Por Jacqueline Lafloufa/Yahoo
Apesar do crescente número de vagas disponíveis no mercado para a área de tecnologia da informação, diversos jovens profissionais acabam ficando de fora de alguns processos seletivos por conta da falta de experiência prévia e traquejo na prática. Isso acontece porque muitas vezes as empresas estão em busca de um profissional que possa lidar com clientes e com situações de urgência, ou até para o preenchimento de uma vaga crucial, não tendo, assim, muito tempo disponível para treinar um recém-formado para a função.
Uma forma de driblar essa “deficiência” de conhecimento prático é buscar experiências fora da sala de aula. Vale participar de projetos extracurriculares, dentro ou fora da faculdade, se engajar em grupos de pesquisa ou iniciativas de grupos acadêmicos ou até mesmo atuar como voluntário - o que vale é pegar no batente e resolver problemas e situações do dia-a-dia, para tentar se habituar a uma rotina mais próxima das empresas e um tanto mais distante das provas e trabalhos acadêmicos. Algumas faculdades oferecem oportunidades para que os alunos exercitem suas habilidades teóricas em projetos práticos, como uma forma de integrar as disciplinas do curso com foco na resolução de problemas reais ou simulados. A vantagem de oportunidades como essa é a possibilidade de desenvolver habilidades práticas utilizando conhecimentos técnicos, visando a solução de um problema, sem precisar arranhar a sua imagem profissional - arrisca-se, no máximo, a tomar uma bronca dos professores e/ou líderes do projeto.
A falta de experiência na prática, contudo, não é determinante para a carreira de um profissional. Quem tem talento e se esforça em aprender sempre vai ter espaço no mercado de trabalho. "Caso eu precise de um profissional com urgência, vou dar preferência a alguém com mais prática, pois o treinamento é mais rápido. Mas em casos em que não preciso do profissional de imediato e percebo que, apesar da falta de conhecimento prático, há muita vontade de aprender e o conhecimento teórico é bom, acho ótimo", conta Julita Vezzani, gestora de TI da Atento, companhia de Contact Center líder no mercado hispano-americano, sobre alguns detalhes do processo seletivo para cargos de TI na empresa.
Uma das grandes vantagens de um sólido conhecimento técnico teórico é a capacidade do profissional de evitar processos desnecessários e conhecer soluções mais eficientes para os problemas encontrados nas grandes empresas. "O conhecimento teórico evita a reinvenção da roda - inclusive da ‘roda quadrada'", ressalta Roberto Carlos Mayer, presidente da Assespro São Paulo e diretor da MBI. "O equilíbrio entre as duas competências é certamente a situação almejada pelos gerentes", pontua.
Além de se preocupar com o conhecimento teórico e o desenvolvimento do traquejo na prática, os jovens profissionais de TI também devem buscar lapidar a inteligência emocional, que é adquirida aos poucos, de acordo com a personalidade de cada um e com as situações experienciadas. Muitas vezes, a delicadeza e o cuidado com determinadas situações críticas contam mais até do que toda a bagagem adquirida nos bancos da faculdade. "O conhecimento profissional se dá não só com conhecimento e prática, mas também pela exposição do profissional a varias situações, pois a partir de determinado momento o que contará será sua inteligência emocional", explica Walter Soubihe, coordenador educacional da Associação Brasileira de e-business.
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