sexta-feira, 30 de julho de 2010

Não ter amigos é tão perigoso como fumar ou consumir álcool em excesso

O isolamento é ruim para a saúde
Do UOL
Foto: Divulgação

Não ter amigos pode ser tão perigoso para a saúde como fumar ou consumir álcool em excesso, diz um estudo de cientistas americanos publicado hoje no site da revista "PLoS Medicine".

Os especialistas asseguram que o isolamento é ruim para a saúde e, no entanto, esta é uma tendência cada vez maior em um mundo industrializado no qual "a quantidade e a
qualidade das relações sociais estão diminuindo enormemente".

Estudos prévios demonstraram que as pessoas com menos relações sociais morrem antes daqueles que se relacionam mais com amigos, conhecidos e parentes.

Por isso, preocupados com o aumento de pessoas que se relacionam menos com as outras, os cientistas analisaram como um isolamento excessivo pode afetar a saúde.
Para isso, os pesquisadores recorreram a 148 estudos prévios com dados sobre a mortalidade de indivíduos em função de suas relações sociais.

Após analisar os dados de 308.849 indivíduos acompanhados durante uma média de 7,5 anos, os cientistas descobriram que as pessoas com mais relações sociais têm 50% mais chances de sobrevivência do que quem se relaciona menos com outras pessoas.

Segundo os especialistas da Universidade Brigham Young, do estado do Utah, e do Departamento de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte que participaram do estudo, a importância de ter uma boa rede de amigos e boas relações familiares "é comparável a deixar de fumar e supera muitos fatores de risco como a obesidade e a inatividade física".

Estes resultados também revelam que, analisando a idade, o sexo ou a condição de saúde do indivíduo, a integração social pode ser outro fator levado em conta na hora de avaliar o risco de morte do indivíduo."A medicina contemporânea poderia se beneficiar do reconhecimento de que as relações sociais influem nos resultados de saúde dos adultos", apontam os responsáveis pelo estudo, para quem médicos e educadores poderiam advertir sobre a importância da relações sociais da mesma forma que defendem o antitabagismo, uma dieta saudável e a realização de exercícios.

Veja as principais manchetes do dia

Folha de São Paulo - São Paulo
"Em 20 anos, sobe 39% proporção de mortes neonatais"

O Estado de São Paulo - São Paulo
"Justiça parcela a devolução da grana na troca da aposentadoria"

O Globo - Rio de Janeiro
"Uribe ataca Lula e posição do Brasil sobre as Farc "

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro
"Uma tonelada de lixo por dia"

Hoje em Dia - Belo Horizonte
"Hélio Costa lidera pesquisa com 39% das intenções de voto"

Estado de Minas - Belo Horizonte
"Motoristas escapam de 100 mil multas em BH"

Correio de Uberlândia - Uberlândia
"Escassez de imóveis faz os aluguéis encarecerem"

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Brasil pode integrar pesquisa do acelerador de partículas

Cerca de cem brasileiros participam de projetos relacionados com o acelerador


O Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) e o Brasil iniciaram oficialmente as negociações para que o País passe a fazer parte da entidade. A meta é a adesão já em 2011. Ontem, a cúpula da maior instituição de pesquisa do mundo teve seu primeiro contato com o grupo de especialistas brasileiros que vai liderar o processo. A adesão deve custar anualmente US$ 10 milhões (cerca de R$ 17,6 milhões) ao País.

O Cern esteve envolvido na criação da internet e atualmente desenvolve o que está sendo considerado o maior experimento de física da humanidade, com o acelerador de partículas LHC. O objetivo da experiência é repetir as condições do universo após sua criação, há 14 milhões de anos.

Ontem, em uma conversa telefônica entre o diretor de Relações Internacionais do Cern, John Ellis, e o chefe do grupo de trabalho criado pelo governo para negociar a adesão, o pesquisador Ronald Cintra Schellard, ficou estabelecido que o Brasil será convidado para uma missão em setembro, em Genebra, para negociar os termos da adesão. O Cern estima que a candidatura brasileira deva ser alvo de uma votação em meados de 2011. Países como Índia e outros emergentes também buscam a adesão.

Cerca de cem brasileiros participam de projetos relacionados com o acelerador, mas de forma externa. São pagos, em sua maioria, por centros de pesquisa das principais universidades do País ou contratados por centros estrangeiros. O Brasil também fornece alguns equipamentos do LHC, como um chip com a capacidade de absorver a irradiação gerada pelos choques de partículas. Cientistas brasileiros ainda poderão acompanhar a coleta de dados realizados a partir dos choques, pois parte dos computadores do Cern estão no Brasil.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Brasil é 5º país com maior número de internautas, diz pesquisa

Do UOL


O Brasil é o quinto país com o maior número de internautas do mundo, segundo um levantamento feito pelo site Royal Pingdom. De acordo com a pesquisa, -- divulgada nesta terça-feira (27) e que reúne informações dos países com o maior número de pessoas que acessam a rede -- no país há 72 milhões de usuários de internet.

Os primeiros lugares são ocupados por China (420 milhões), Estados Unidos (234,4 milhões), Japão (99,1 milhões) e Índia (81 milhões).
Baseado nos dados do Internet World Stats – site que reúne informações relacionadas à internet –, a pesquisa ainda informa que há 1,8 bilhão de usuários da internet no mundo, ou seja, um pouco mais de um sexto da população da Terra. Porém, 1,6 bilhão de usuários estão concentrados nos dez países com o maior número de usuários, o que mostra certa desigualdade no acesso à rede.

O levantamento foi baseado apenas em números absolutos. No entanto, os países com maior penetração na rede, ou seja, porcentagem da população que acessa a internet são Reino Unido (82,5%), Coreia do Sul (81,8%), Alemanha (79,1%), Japão (78,2%) e Estados Unidos (76,3%).

Usuários da internet x PopulaçãoPara mostrar como o acesso à rede, mesmo em países populosos, é relativo, a pesquisa comparou a quantidade de usuários da internet com o número de habitantes do país. No Brasil, por exemplo, dos 198,7 milhões de habitantes, 72 milhões são internautas – quase um terço dos brasileiros acessa a rede.

A pesquisa do site Royal Pingdom aponta um grande potencial de crescimento em países em desenvolvimento como Índia, China, Brasil, Vietnã, Filipinas e Rússia. “À medida que a penetração da internet nesses países crescerem, haverá uma mudança no ponto de equilíbrio da rede”. A tendência é que a ordem dos países com o maior número de internautas seja bastante diferente da que se tem hoje nos próximos dez anos.

Termos tecnológicos são incorporados e incrementam a língua portuguesa

Da Redação Yahoo!
Foto: Divulgação


Cada mudança tecnológica apresenta novas palavras, abreviaturas e siglas. Termos que são criados para produtos e ideias que não existiam são importados junto das novidades e entram no vocabulário de quem lida diretamente com a área. Aos poucos, essas novas palavras são incorporadas ao português e vão se popularizando até passarem a fazer parte dos diálogos de quem não tem vínculo direto com os assuntos da tecnologia.

O léxico, explica Maria Cristina Altman, coordenadora do Centro de Documentação em Historiografia Linguística da Universidade de São Paulo (USP), é a parte da língua que primeiro e mais visivelmente acompanha as mudanças do mundo.

Se, agora, é do inglês a origem da maior parte das novas palavras, esse privilégio já foi do italiano no século 15, do tupi no século 16 (graças aos nomes de muitas plantas e animais) e das línguas europeias no século 19 - principalmente do francês, responsável direto por aproximadamente 60% do nosso atual vocabulário, de acordo com Mario Eduardo Viaro, coordenador do grupo de pesquisa Morfologia Histórica do Português na USP.

Quem já frequentou um restaurante ou comprou um abajur há de concordar com isso.
O trânsito de palavras entre línguas é um processo constante, natural e inevitável. Na opinião de Viaro, esse fluxo não é uma ameaça ao português. "As palavras não têm dono. O acúmulo de estrangeirismos se deve ao maior contato que temos hoje entre os povos."

Mas o que determina a forma como uma palavra será incorporada ao vocabulário? Usaremos o termo tal como veio do inglês - como em cheddar e brownie? Vamos aportuguesá-lo - como caubói e bangue-bangue? Ou o substituiremos por um equivalente em português - chuveiro, tradução livre de shower? Não dá para saber, diz Maria Cristina. É o uso cotidiano da língua que vai determinar.

A linguista explica que a utilização de determinada palavra em propagandas, espetáculos de entretenimento ou por grandes personalidades da mídia e da academia podem contribuir e muito para o sucesso do termo, mas isso também não é uma garantia.

Como se diz?

A única regra obrigatória é a adaptação da pronúncia. A primeira coisa que fazemos com uma palavra recém chegada é colocá-la dentro do nosso sistema fonético. Ou você já ouviu alguém falar hambúrguer começando com som de r e torcendo a língua no final, como manda o inglês? Se ouviu, com certeza achou estranho.

Uma vez adaptada e integrada ao português, toda palavra estrangeira passa a funcionar como qualquer outra da nossa língua. "Aí a vida é livre", diz Maria Cristina. Podemos fazer com ela o que quisermos: colocar sufixos, criar um aumentativo, diminutivo, transformar em adjetivo. Surf chegou como "sârf" e hoje já é surfe mesmo. Daí, criamos o surfar, o surfista e a surfistinha. O delete já virou deletar e daí para o deletador aparecer é só alguém sair deletando por aí - fazendo a palavra se tornar necessária. Algumas palavras se cristalizam de tal forma que perdem totalmente o vínculo com sua motivação original. Disk-pizza é um ótimo exemplo: ninguém mais disca nada para acionar o delivery.

Os dois pesquisadores concordam que não é necessário temer o empobrecimento do português ou a perda de identidade nacional. A língua é um processo dinâmico e muda com o mundo. Precisa mudar. Adota-se uma palavra estrangeira toda vez que não existe uma em nosso idioma pátrio que expresse determinada ideia tão bem. Foi assim com football, que aportuguesado ficou futebol e não ludopédio, como linguistas defensores da pureza do português já propuseram em uma das várias tentativas frustradas de domar o que é naturalmente falado por nós.

E por que não existir mais de uma palavra para falar de uma única coisa? Se você baixa um arquivo, eu posso querer fazer um download. Ele me manda um e-mail e eu recebo um correio eletrônico. O governo tem um sítio, o jornal tem site. É um processo natural e imprevisível. Não importa que esteja escrito hot dog no cardápio (ou menu, vai do gosto do freguês). O que se pede é sempre um bom "róti dógui".

Como explica Viaro, "adotamos expressividade do estrangeirismo mais do que a palavra. Nem tudo é necessidade. É preciso também poesia".

domingo, 25 de julho de 2010

Veja as manchetes dos principais jornais e revistas neste domingo

Folha de S.Paulo - São Paulo
"PAC da Segurança tem efeito nulo sobre homicídios"

O Estado de S.Paulo - São Paulo
"Lobão montou esquema para reabrir e explorar Serra Pelada"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro
"Palanque nos tribunais"

O Globo - Rio de Janeiro
"Compra de voto ainda é o que mais cassa políticos no Brasil"

Estado de Minas - Belo Horizonte
"País corre risco de ficar sem calçado e sem roupa"

Correio de Uberlândia - Uberlândia
"Uberlândia: crescimento do eleitorado superou a média do Brasil"

Veja
"Perdão"

Época
"Viva melhor com menos sal"

IstoÉ
"A tática do medo"

Carta Capital

"Censura: um fantasma apenas"

sábado, 24 de julho de 2010

Tratador dá mamadeira para tigres e deixa animais lamberem sua cabeça

Tigres siberianos mais parecem felinos inofensivos.
Animais vivem em reserva perto de Joanesburgo, na África do Sul.


Do G1

Conhecido como "homem tigre", John Wagenaar, de 35 anos, chega a dar mamadeira para dois tigres siberianos em uma reserva perto de Joanesburgo, na África do Sul. Os animais chegam a lamber a cabeça e se apoiar nos braços de Wagenaar. Quando estão com o tratador, os tigres siberianos de mais de 200 quilos mais parecem felinos inofensivos.

Tigre lambe a cabeça de John Wagenaar. (Foto: Matthew Tabaccos/Barcroft Media/Getty Images)


John Wagenaar dá mamadeira para dois tigres siberianos. (Foto: Matthew Tabaccos/Barcroft Media/Getty Images)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Após frase polêmica, Stallone é o assunto mais comentado do Twitter

Filmar no país teria dado mais liberdade para uso de violência, ele afirmou.
'Você pode explodir o país e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco''

Do G1
Foto: Reprodução


Após fazer um comentário politicamente incorreto na Comic-Con 2010, o ator e diretor Sylvester Stallone se transformou no assunto mais comentado do Twitter, rede social de microblog. A frase "Cala boca Sylvester Stallone" é o Trending Topic mundial nesta sexta-feira (23).

Segundo o site da revista “Variety”, Stallone afirmou que rodar o seu mais recente longa ("Os mercenários") no Brasil deu mais liberdade para o uso de violência, com mais armas e destruições.

“Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’.”

Os comentários no Twitter são predominantemente de brasileiros na tentativa de defender a imagem do país. O sobrenome do ator vem em segundo lugar nos tópicos mais comentados.

Inglês muda seu nome para Buzz Lightear

Steve Bolton é um grande fã de Toy Story e adora o personagem
Do R7



Steve Bolton é um grande fã do desenho Toy Story. Ele acaba de trocar o seu nome pelo do brinquedo Buzz Lightyear. Tudo para celebrar o lançamento do terceiro filme da série.

O mecânico, de 23 anos, disse ao tablóide inglês The Sun que Buzz é um grande nome e que está feliz com a mudança, assim como sua namorada.

- Minha namorada está adorando contar para as pessoas que está saindo com Buzz lightyear.

Buzz, agora, procura por um amigo chamado Woody, o caubói de Toy Story.

Stallone faz comentário politicamente incorreto sobre filmar no Brasil

Rodar no país teria dado mais liberdade para o uso de mais violência, afirma.
'Você pode explodir o país e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco''

Do G1 e Revista Variety

Na Comic-Con 2010, a maior feira de cultura pop do mundo, para divulgar o seu filme “Os mercenários”, o ator e diretor Sylvester Stallone fez um comentário politicamente incorreto sobre o tempo em que filmou no Brasil. Segundo o site da revista “Variety”, Stallone afirmou que rodar o longa no país deu mais liberdade para o uso de violência, com armas e destruições.

"Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de
volta para casa’.”

Segundo a "Variety", o comentário foi feito em uma mesa sobre a brutalidade de fazer um filme de ação. Ainda de acordo com a publicação, um documentário foi feito em paralelo ao longa de ficção para demonstrar como é o cotidiano de uma produção do gênero, e as seguidas idas ao hospital de gente do elenco.

Durante as filmagens, houve ao menos um episódio em que Stallone se machucou durante as filmagens. Em uma cena de luta, o ator dispensou o dublê e terminou a sequência sangrando.

A Comic-Con, feira de quadrinhos, cinema, séries de TV e cultura pop em geral, começou na quinta-feira (22) e segue até o domingo (25) no San Diego Convention Center, na Califórnia, nos EUA.

Com Bruce Willys (de 'Duro de matar'), Mickey Rourke (de 'Homem de ferro 2'), o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e a atriz brasileira Giselle Itié no elenco, o longa de ação tem trama política envolvendo regimes ditatoriais na América do Sul. A previsão de estreia do filme no Brasil é 13 de agosto.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

IBM anuncia novo computador gigante superpotente

Máquina cumpre 50 bilhões de ordens por segundo


Por Copyright AFP
O ZEnterprise tem um sistema de exploração que permite "dialogar" com vários servidores. Máquina deve ser a que consome menos energia entre todos os desenvolvidos até agora. (Foto: Divulgação)

O grupo americano de informática IBM anunciou, nesta quinta-feira (22), o lançamento de um novo modelo de computador central superpotente, capaz de administrar vários servidores e cumprir 50 bilhões de ordens por segundo.

O computador central ou datacenter ZEnterprise, que será comercializado antes do fim de setembro, pretende ser o mais potente e o que consome menos energia entre todos os desenvolvidos até agora.

Uma de suas características é um sistema de exploração que permite "dialogar" com vários servidores, o que - acredita-se - facilitará a integração de vários sistemas de informática existentes em uma empresa.

A empresa divulgou um comunicado sobre o lançamento.

A IBM concebeu o sistema ZEnterprise para resolver um problema importante para os centros de dados das empresas: a justaposição de tecnologias diversas agregadas ao longo do tempo para aplicações específicas que funcionam em silos, às vezes incapazes de dialogar em tempo real, que exigem equipamentos e programas diferentes para funcionar.

A companhia citou o Citigroup entre seus clientes que já testaram com sucesso o novo sistema.

Martin Kennedy, diretor do Citigroup, teve uma de suas falas citadas no anúncio por escrito.

O novo sistema ZEnterprise da IBM representa uma mudança potencialmente revolucionária.
O grupo IBM investiu o equivalente a R$ 2,64 bilhões (US$ 1,5 bilhão) no desenvolvimento do novo computador.

Apresentadora de TV é internada após engasgar com mosquito em Taiwan

Inseto entrou na traqueia da apresentadora Huang Ching, da TV CTI.
Ela teve uma crise de tosse.

Do G1


Uma apresentadora de televisão taiuanesa foi hospitalizada depois de engasgar com um mosquito que entrou em sua boca quando apresentava ao vivo um jornal. A informação é do diário local "The China Post".

De acordo com o jornal, o mosquito entrou na traqueia da apresentadora Huang Ching. Com isso, ela teve uma crise de tosse.

A rede de TV "CTI" teve que colocar um anúncio enquanto buscava um substituto para Huang no programa, e a apresentadora foi levada a um hospital próximo.

"Nunca tinha pensado que um mosquito podia causar isto. Me fez passar por momentos muito ruins", assinalou Huang, após se recuperar no hospital.

Que coisa, não?!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lutadores deitam em pregos e quebram tijolos sobre a cabeça

Show aconteceu nesta sexta-feira em Riad.
Evento é alvo de críticas de líderes religiosos.
Do G1

Apesar das críticas de líderes religiosos, que querem a proibição do show, uma equipe de lutadores de artes marciais mostrou suas habilidades nesta sexta-feira em Riad, na Arábia Saudita. Na apresentação, os participantes deitaram sobre pregos, mostraram força ao permitir a quebra de blocos de concreto sobre as costas e de tijolos sobre a cabeça.


Homem deita sobre cama de pregos. (Foto: Fahad Shadeed/Reuters)



Participante usa marreta para quebrar blocos de concretos colocados sobre as costas de lutador. (Foto: Fahad Shadeed/Reuters)



Homem segura tijolos sobre a cabeça enquanto membro de equipe os quebra com marreta. (Foto: Fahad Shadeed/Reuters)


Chinês fica surpreso ao colher 'melancias siamesas'

Segundo especialistas, caso é bastante raro.
'Melancias siamesas' foram colhidas em Wuhan (China).

Do G1

O chinês Xiong Wei, de 25 anos, se surpreendeu ao colher "melancias siamesas" em sua propriedade em Wuhan (China). O agricultor disse que essa é a primeira vez que encontra uma melancia em um formato estranho em sua propriedade, segundo o jornal "Daily Telegraph". Segundo especialistas, o crescimento de "melancias siamesas" é bastante raro.


Xiong Wei colheu 'melancias siamesas' em sua propriedade. (Foto: Reprodução/Telegraph)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Maioria dos brasileiros deixaria de comprar de empresas que ignoram ecologia

Relatório da ONU diz que população do país se preocupa com impactos ambientais

Do R7

Um relatório do Pnuma (Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na sigla em inglês) revelou que a maioria da população brasileira deixaria de comprar produtos de empresas que não levam em conta os impactos ambientais.

De acordo com o estudo, 90% dos brasileiros dizem estar conscientes da perda de biodiversidade, revelou a agência internacional de noticias Ansa.

Esse tema também é considerado um desafio para mais da metade dos executivos da América Latina e por 45% dos presidentes de empresas da África.

Mas, ainda de acordo com o Pnuma, a preocupação com o declínio da biodiversidade mundial cai para 20% na Europa Ocidental.

O relatório também destaca a necessidade de novas análises de produtos sobre os impactos ambientais, o que é considerado uma questão estratégica apenas para 25% dos executivos das empresas.

Uma das conclusões do estudo é a dificuldade existente na conciliação entre a sustentabilidade e os empreendimentos dessas organizações.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Teoria e Prática: em busca do equilíbrio perfeito

Por Jacqueline Lafloufa/Yahoo


Apesar do crescente número de vagas disponíveis no mercado para a área de tecnologia da informação, diversos jovens profissionais acabam ficando de fora de alguns processos seletivos por conta da falta de experiência prévia e traquejo na prática. Isso acontece porque muitas vezes as empresas estão em busca de um profissional que possa lidar com clientes e com situações de urgência, ou até para o preenchimento de uma vaga crucial, não tendo, assim, muito tempo disponível para treinar um recém-formado para a função.

Uma forma de driblar essa “deficiência” de conhecimento prático é buscar experiências fora da sala de aula. Vale participar de projetos extracurriculares, dentro ou fora da faculdade, se engajar em grupos de pesquisa ou iniciativas de grupos acadêmicos ou até mesmo atuar como voluntário - o que vale é pegar no batente e resolver problemas e situações do dia-a-dia, para tentar se habituar a uma rotina mais próxima das empresas e um tanto mais distante das provas e trabalhos acadêmicos. Algumas faculdades oferecem oportunidades para que os alunos exercitem suas habilidades teóricas em projetos práticos, como uma forma de integrar as disciplinas do curso com foco na resolução de problemas reais ou simulados. A vantagem de oportunidades como essa é a possibilidade de desenvolver habilidades práticas utilizando conhecimentos técnicos, visando a solução de um problema, sem precisar arranhar a sua imagem profissional - arrisca-se, no máximo, a tomar uma bronca dos professores e/ou líderes do projeto.

A falta de experiência na prática, contudo, não é determinante para a carreira de um profissional. Quem tem talento e se esforça em aprender sempre vai ter espaço no mercado de trabalho. "Caso eu precise de um profissional com urgência, vou dar preferência a alguém com mais prática, pois o treinamento é mais rápido. Mas em casos em que não preciso do profissional de imediato e percebo que, apesar da falta de conhecimento prático, há muita vontade de aprender e o conhecimento teórico é bom, acho ótimo", conta Julita Vezzani, gestora de TI da Atento, companhia de Contact Center líder no mercado hispano-americano, sobre alguns detalhes do processo seletivo para cargos de TI na empresa.

Uma das grandes vantagens de um sólido conhecimento técnico teórico é a capacidade do profissional de evitar processos desnecessários e conhecer soluções mais eficientes para os problemas encontrados nas grandes empresas. "O conhecimento teórico evita a reinvenção da roda - inclusive da ‘roda quadrada'", ressalta Roberto Carlos Mayer, presidente da Assespro São Paulo e diretor da MBI. "O equilíbrio entre as duas competências é certamente a situação almejada pelos gerentes", pontua.

Além de se preocupar com o conhecimento teórico e o desenvolvimento do traquejo na prática, os jovens profissionais de TI também devem buscar lapidar a inteligência emocional, que é adquirida aos poucos, de acordo com a personalidade de cada um e com as situações experienciadas. Muitas vezes, a delicadeza e o cuidado com determinadas situações críticas contam mais até do que toda a bagagem adquirida nos bancos da faculdade. "O conhecimento profissional se dá não só com conhecimento e prática, mas também pela exposição do profissional a varias situações, pois a partir de determinado momento o que contará será sua inteligência emocional", explica Walter Soubihe, coordenador educacional da Associação Brasileira de e-business.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Obesos morrem oito anos mais cedo em média, diz estudo

Trabalho dinamarquês foi divulgado durante congresso na Suécia.
Pesquisa considera pessoas a partir de 20 anos de idade

Do G1

Foto: Divulgação


Estudo divulgado em congresso internacional sobre obesidade em Estocolmo, na Suécia, afirma que obesos morrem, em média, oito anos antes em comparação com pessoas da mesma faixa etária sem distúrbios alimentares.

A pesquisa foi feita por uma equipe de dinamarqueses do Hospital Universitário de Copenhague, com 5.000 recrutas entre 20 e 80 anos. Dois mil deles eram obesos no início dos trabalhos. O estudo aponta que a tendência a engordar começa antes dos 20 anos. A partir desse patamar, a probabilidade de desenvolver obesidade diminui, conforme aponta o estudo.

Segundo os cientistas, o risco de morte prematura aumenta 10% a cada unidade acima do patamar de 25 pontos do Índice de Massa Corporal (IMC), estabelecido como limite para peso normal.

O valor leva em conta a massa de um indivíduo em função da altura para determinar a taxa de gordura.

"Com 70 anos, 70% dos homens do grupo com massa normal e 50% das pessoas obesas da pesquisa estariam vivos e nós estimamos que, a partir da meia-idade, as pessoas acima do peso morreriam oito anos antes na comparação", explica Esther Zimmermann, médico e coordenador do estudo.

Mesmo sem considerar mulheres, os pesquisadores do Instituto de Medicina Preventiva do Hospital, setor responsável pelo trabalho, acreditam que os dados corroborem estudos anteriores com o gênero.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Inep corrige prazo para inscrição do Enem

As inscrições devem ser feitas apenas pela Internet. A taxa é de R$ 35


Com informações da Agência Estado


O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010) foi prorrogado para o dia 16 de julho e não para o dia 18, como foi publicado nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que publicará sábado a retificação da portaria em edição extra do Diário Oficial. Em nota, o Inep esclarece que a prorrogação ocorreu a pedido dos governadores de Pernambuco e de Alagoas, "preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes".

As inscrições devem ser feitas apenas pela Internet, no portal http://www.enem.inep.gov.br/. A taxa é de R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do Ensino Médio em escolas públicas e os que comprovarem a impossibilidade de pagamento ao preencher a declaração de carência. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e o resultado será divulgado em janeiro de 2011.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou que não haverá mudanças no edital do vestibular da instituição, que está em curso, devido ao novo prazo para inscrições. A UFU adotou o Enem como a primeira fase do processo seletivo deste ano.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Uberlândia será sede de três clássicos do Brasileirão

Cruzeiro definiu quais partidas mandará no Sabiá

Com informações do Jornal Correio de Uberlândia e UOL


A diretoria do Cruzeiro confirmou a realização de três jogos da equipe no Campeonato Brasileiro no estádio Parque do Sabiá. O time celeste vai enfrentar o Corinthians, no dia 25 de agosto, o Flamengo, no dia 1º de setembro, e o Internacional, no dia 8 de setembro. A carga máxima de ingressos será para 45 mil espectadores, afirmou o diretor da Fundação Uberlandense de Esporte, Turismo e Lazer (Futel), Antônio Carrijo. As modificações na tabela oficial do CBF já foram realizadas.

No site oficial do Cruzeiro, o presidente Zezé Perrella justificou a marcação dos três jogos no Parque do Sabiá. “Hoje existe uma mobilização grande da cidade de Uberlândia em torno do Cruzeiro. Nós temos pesquisa que indicam um contingente de mais de 3 milhões de torcedores somente naquela região. Vamos jogar contra dois adversários que podem encher estádio, Flamengo e Corinthians, e o Internacional”, disse o presidente.

Jogos do Cruzeiro no Parque do Sabiá
Cruzeiro x Corinthians – dia 25/8 (quarta-feira)
Cruzeiro x Flamengo – dia 1º/9 (quarta-feira)
Cruzeiro x Internacional – 8/9 (quarta-feira)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Jovem diz estar grávida de sêxtuplos

Tainara da Silva Araújo, 22 anos, tem quatro filhos e afirma ter feito ligadura de trompas


A reportagem é de Gleide Corrêa, do Jornal Correio de Uberlândia

Uma dona de casa de Uberaba, a 100 quilômetros de Uberlândia, afirma estar grávida de sêxtuplos. Mas não é só isso. Tainara da Silva Araújo, 22 anos, já é mãe de quatro crianças de 6, 5, 4 e 2 anos e meio e teria feito ligadura de trompas assim que nasceu o quarto filho. “Eu fiz planejamento familiar. Não podia ter mais filhos.”

Casada com o caminhoneiro aposentado Edson Lourenço de Castro, Tainara Araújo disse que começou a sentir enjoos e pensou que era em decorrência de um problema de vesícula. Ela procurou o médico e foi encaminhada para o ginecologista. “Ele [médico] pediu exame de sangue e confirmou que eu estava grávida. Eu contestei o médico e disse a ele que eu havia feito cirurgia há mais de dois anos.”

Certa de que não estava grávida, Tainara Araújo acatou a recomendação do médico e fez exames de ultrassonagrafia. No primeiro exame foi constatada a gravidez múltipla. São três bebês numa placenta e três na outra, segundo a mãe. “Estou assustada. Ainda não consigo acreditar”, afirmou.

Os exames que confirmam a gravidez múltipla de Tainara Araújo foram feitos na rede pública. Segundo informações da imprensa uberabense, o médico que a assistiu não quis dar entrevista. Um jornal de Uberaba vai pagar um exame de ultrassonografia para confirmar se a dona de casa está grávida e quantos bebês foram gerados, já que Tainara Araújo pode ter desenvolvido uma gravidez psicológica.

Moradora do bairro Gameleira 1, na periferia de Uberaba, a família de Tainara Araújo sobrevive com R$ 800, benefício que o marido recebe do INSS.

UFU oferece especialização gratuita e a distância em gestão pública

A Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferecerá cursos gratuitos de especialização, na modalidade à distância, a partir do segundo semestre de 2010. Serão disponibilizadas 1.350 vagas para os cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 12 a 28 de julho de 2010, exclusivamente via internet, mediante requerimento disponível no site da UFU (http://www.ingresso.ufu.br/) e pagamento de taxa no valor de R$ 70. Para inscrever-se, o candidato deverá ser graduado em curso superior reconhecido pelo MEC. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma avaliação escrita, que acontecerá no dia 15 de agosto.

O início dos cursos está previsto para o mês de outubro deste ano. Mesmo na modalidade a distância, é obrigatória a participação do aluno em aulas presenciais, que ocorrerão nos finais de semana, nos polos de apoio distribuídos por sete cidades de Minas Gerais (Araxá, Araguari, Uberlândia, Uberaba, Coromandel, Lagamar e Patos de Minas) e duas de São Paulo (Igarapava e Votuporanga).

Para conferir o edital, acesse o endereço www.admead.fagen.ufu.br