sábado, 30 de maio de 2009

Fábula e contra fábula


Atendendo a uma solicitação acadêmica da professora Célia Maria, da disciplina de Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação, procurei me interar sobre fábulas. Então, aí vão algumas informações interessantes acerca do assunto.

Fábula é uma narrativa, na qual as personagens geralmente são animais com características humanas.
Desenvolve-se através de pequenos diálogos e reflete uma lição de moral.
É uma narrativa fictícia, com objetivo didático e pedagógico.
Segundo livros didáticos, fábula é um conto em que as personagens (animais) falam e que há sempre uma frase a ensinar algo. Na maioria dos casos, a fábula pode ser transforma em um conto.

Agora apresentarei uma fábula tradicional de Esopo. Logo em seguida, a sua contra fábula.
Fábula:
O Corvo e o Jarro


Um corvo que estava sucumbindo com muita sede encontrou um jarro, e, na esperança de achar água, voou até ele com muita alegria. Quando o alcançou, descobriu para sua tristeza que o jarro continha tão pouca água em seu interior que era impossível tirá-la de dentro. Ele tentou de tudo para alcançar a água que estava dentro do jarro, mas todo seu esforço foi em vão. Por último ele pegou tantas pedras quanto podia carregar, e colocou-as uma-a-uma dentro do jarro, até que o nível da água ficasse ao seu alcance e assim salvou sua vida.

Esopo
Moral: A necessidade é a mãe das invenções.

Contra Fábula:

O Corvo e o Jarro

Um corvo que estava sucumbindo com muita sede encontrou um jarro, e, na esperança de achar água, voou até ele com muita alegria. Quando o alcançou, descobriu para sua tristeza que o jarro continha tão pouca água em seu interior que era impossível tirá-la de dentro. Ele ficou animado por ter encontrado algo para matar sua sede, mas não saberia como fazer para retirar a água do jarro. Depois de pouco pensar, desistiu. Achava que era muito difícil e que ele, um simples corvo, não conseguiria tal proeza. Decidiu procurar uma forma mais fácil de se satisfazer.

Mas tarde, depois de ter procurado incansavelmente e sem conseguir matar sua sede, retornou ao local onde tinha encontrado o jarro, avistou outro corvo próximo ao mesmo jarro e teve uma surpresa: o corvo que estava lá tinha acabado de beber a pouca água que havia no jarro.

Mateus Malaquias

Moral: Não desista de seus objetivos na primeira adversidade. Você poderá perder oportunidades únicas.

Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário